Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre Inventário de Gases de Efeito Estufa (IGEE)

A Elemento preparou em 9 passos, um resumo sobre o que você precisa saber para elaborar o Inventário de GEE de uma instituição.

Primeiro passo: entender a motivação! Pode ser exigência legal, exigência de clientes, motivação interna, desejo de entrar no mercado de carbono, necessidade de troca de equipamentos/veículos, entre outros. Mas é muito importante verificar qual o propósito do Inventário de GEE de cada instituição antes de elaborar o documento.

Segundo passo: definir quais escopos serão levantados (saiba mais sobre os escopos clicando aqui). Os escopos 1 e 2 são obrigatórios, enquanto o escopo 3 é opcional. Caso a instituição opte por realizar o levantamento do escopo 3, também é necessário verificar quais categorias entrarão nesse escopo.

Terceiro passo: entender a atual gestão de emissões da instituição, por exemplo: já foi feito algum levantamento de fontes de emissão? Existem controles de equipamentos e combustíveis? A instituição possui algum colaborador interno que estará focado neste projeto?

Quarto passo: definir os limites geográficos, organizacionais e operacionais da instituição, pois nem sempre é possível abranger todas as atividades da empresa no Inventário de GEE, principalmente se for o primeiro!

Quinto passo: realizar o levantamento das fontes de emissão da empresa. Ou seja, verificar equipamentos, veículos e processos que gerem emissões de GEE dentro dos limites estabelecidos.

Sexto passo: quantificar as emissões de GEE geradas pelas fontes de emissão inventariadas, através de metodologias reconhecidas, como a do GHG Protocol.

Sétimo passo: elaborar o Inventário de GEE, contendo todas as informações levantadas e calculadas, além da interpretação e modelagem dos resultados. Por exemplo: qual fonte teve maior emissão, qual processo consumiu mais combustível, entre outros.

Oitavo passo: elaborar o Sumário Executivo do Inventário de GEE, que nada mais é do que uma apresentação do resumo dos resultados.

Nono passo: garantir a continuidade da gestão de emissões após emissão do Inventário de GEE! Um ótimo exemplo são os projetos de viabilidade para redução de emissões (leia mais aqui).

A Elemento realiza Inventários de Gases de Efeito Estufa! Entre em contato conosco para conversarmos melhor sobre como podemos atender de forma personalizada sua demanda! Oferecemos esse serviço para empresas de todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *