Pular para o conteúdo

Entenda os prejuízos em negligenciar o Licenciamento Ambiental

Você já sabe: o licenciamento ambiental é um processo exigido por órgãos ambientais para empreendimentos de alguns setores em que os órgãos ambientais competentes autorizam sua concepção, instalação e operação, sendo fundamental para garantir que as atividades humanas não causem danos excessivos ao meio ambiente.

Essa garantia ocorre através do estabelecimento de condições, restrições e do monitoramento das atividades produtivas.

O licenciamento ambiental visa conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, garantindo que ambos se relacionem de maneira equilibrada e sustentável.

Créditos: Freepik

Negligenciar ou ignorar que sua empresa precisa de licenciamento ambiental gera consequências graves, culminando, inclusive, na aplicação de penalidades para a empresa e pessoas envolvidas, como multas.

Além disso, as empresas podem enfrentar processos judiciais, perda da reputação e restrições comerciais, arriscando a vitalidade do empreendimento.

A ausência de licenciamento ambiental pode resultar em danos graves e até irreversíveis aos ecossistemas locais, como a contaminação do solo e da água e a perda de biodiversidade.

Ainda, pode representar riscos significativos à saúde pública, devido à exposição a poluentes atmosféricos, produtos químicos e tóxicos que resultam em doenças respiratórias, intoxicações e até mesmo o câncer.

Outro ponto importante é que, com o avanço de medidas que procuram promover a sustentabilidade, empresas que zelam ecologicamente saem na frente das outras, melhorando a reputação e desempenho da atividade econômica.

Por esses motivos, contar com uma equipe especializada em questões ambientais é essencial para garantir o bom andamento do seu negócio. Entre em contato com a Elemento Consultoria e obtenha um serviço personalizado às suas necessidades.