Pular para o conteúdo

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)

O que é uma Área Degradada e uma Área Perturbada?

Segundo a Instrução Normativa ICMBIO 11/2014:

  • Área degradada: aquela impossibilitada de retornar por uma trajetória natural a um ecossistema que se assemelhe ao estado inicial, dificilmente sendo restaurada, apenas recuperada.
  • Área perturbada: aquela que após o impacto ainda mantém capacidade de regeneração natural e pode ser restaurada.

Você sabe a diferença entre Recuperação X Restauração?

  • Recuperação: restituição de um ecossistema degradado a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original.
  • Restauração: restituição de um ecossistema degradado o mais próximo possível da sua condição original.

Resumindo, áreas degradadas são locais que sofreram algum tipo de dano ambiental, resultante de um impacto ambiental adverso causado por atividades ou condutas lesivas ao meio ambiente. A obrigação de reparação do dano ambiental é obrigatória por lei, independentemente de comprovação de culpa.

Exemplos de áreas degradadas: áreas desmatadas, áreas de mineração, áreas de queimadas.

Como a Elemento age nesse contexto?

A Elemento oferece o serviço de Recuperação de Áreas Degradadas por meio da elaboração de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) e de assessoria durante as etapas subsequentes à implementação do PRAD.

O PRAD é um documento técnico exigido no processo de recuperação de uma área degradada. Ele definirá, basicamente, as medidas necessárias à recuperação ou restauração da área perturbada ou degradada, fundamentado nas características bióticas e abióticas da área e em conhecimentos secundários sobre o tipo de impacto causado, a resiliência da vegetação e a sucessão secundária.

Entre em contato para mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *