- Faça um bom currículo! Abuse da sua criatividade, largue o básico e personalize seu currículo para cada vaga. Deixe claro na sua apresentação como você pode fazer a diferença na empresa.
- Comece a buscar desde cedo e não se prenda apenas às vagas abertas, pois muitas empresas não costumam contratar estagiários com frequência, mas, quando precisam, buscam em seu banco de talentos, e seu currículo deve estar lá! Essa dica vale principalmente para estágio obrigatório, não deixe para procurar uma vaga de última hora!
- Aí vem a terceira dica, busque estágio em outras regiões além da sua. Às vezes, a vaga não está na localidade onde imaginamos, então busque longe! Pense se você não tem algum amigo ou parente residindo em outra região que possa oferecer estadia para você, ou até mesmo com o salário do estágio você consiga pagar custos de moradia.
- Não espere por uma vaga com boa remuneração. Agarre qualquer oportunidade que aparecer, pois não é a remuneração que a fará crescer e, sim, sua motivação em aprender e mostrar suas melhores habilidades e conhecimentos para o empregador. Se puder, vá em busca de vagas não remuneradas também, com uma boa experiência você conseguirá vagas melhores no futuro!
- Se conseguir uma entrevista para alguma vaga, encare-a como uma vaga de emprego real oficial! Prepare-se, vista-se adequadamente, estude sobre a empresa, mostre comprometimento. Deixe claro que você está lá para aprender, mas principalmente que você possui qualidades que podem contribuir com melhorias para a empresa. Mostre o seu diferencial, todos nós temos algum, mesmo que ainda não tenhamos conseguido enxergar.
- Se conseguir a vaga, comemore e dê o seu melhor! Se não conseguir, siga em frente e não desanime jamais! O mais comum é não conseguirmos de primeira, ainda mais se a vaga for muito concorrida.
- Alguns sites eficientes e úteis na busca por vagas: vagas.com, linkedin.com, empregosambientais.com, agrobase.com.br/oportunidades. Mas também é muito válido entrar em contato diretamente com o RH das empresas, por e-mail ou telefone mesmo.
- E a última dica é: converse com sua rede de contatos para saber se ninguém pode te indicar. Indicações são sempre bem sucedidas!