Você já ouviu falar das Contribuições Nacionalmente Determinadas? Se ainda não, é hora de prestar atenção! As NDCs são compromissos que os países assumem para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa e enfrentar as mudanças climáticas, conforme estabelecido pelo Acordo de Paris, em 2015.
O Brasil comprometeu-se a reduzir as emissões em 48% até 2025 e em 53% até 2030, em relação às quantidades de 2005. No entanto, o engajamento de empresas com essas metas ainda é insuficiente. Isso ocorre, em parte, pela falta de incentivos claros e ações práticas que facilitem a transição para métodos mais sustentáveis. Sem um empurrão efetivo, negligenciar, ignorar ou adiar a adaptação às novas exigências climáticas torna-se recorrente e, infelizmente, muito comum. Mas o que isso impacta você, empresário?
Para as empresas e indústrias, alinhar-se a essas ambições significa novas oportunidades de crescimento e lucratividade. Com o aumento da pressão por parte de stakeholders e do público para adotar práticas mais sustentáveis, entender e ajustar suas estratégias corporativas representa uma chance de liderar o caminho em um mercado cada vez mais focado na responsabilidade ecológica.
Desse modo, o investimento em estudos ambientais sobre mudanças climáticas prepara as empresas para futuras exigências do mercado, resultando em vantagens competitivas em relação à concorrência, redução de custos operacionais e, é claro, no fortalecimento de sua reputação e imagem no mercado, fidelizando e atraindo clientes. Estar em conformidade pode abrir inúmeras portas para novos investimentos e melhorias a longo prazo!
Se esse for o seu objetivo, o primeiro passo envolve a elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa. Esse documento inclui o levantamento das fontes de emissão diretas e indiretas da empresa, bem como a sua quantificação. A Elemento Meio Ambiente e Sustentabilidade se encarrega da gestão, levantamento dos dados e execução do cálculo das emissões de GEE, seguindo metodologias reconhecidas, como o Programa Brasileiro do GHG Protocol, IPPC, SEEG, entre outras, conforme as necessidades da atividade inventariada.
Além disso, efetuamos a análise das ações voltadas para a redução e eliminação das emissões para determinar a compensação da sua empresa. No final, realizamos um balanço entre as emissões e as compensações, oferecendo recomendações para reduzir ou compensar esses gases, além de sugerir melhorias nos processos de gestão de GEE no seu negócio.
Entre em contato conosco e descubra como podemos transformar – efetivamente – obstáculos ambientais em grandes oportunidades de negócio!