Todo mundo que separa seus resíduos já se deparou com as seguintes dúvidas: “nossa, esse resíduo está muito sujo, e agora?”, “Será que é orgânico ou reciclável?”, “Limpar ou não limpar os resíduos recicláveis antes do descarte?”.
Então viemos aqui hoje sanar essas dúvidas tão comuns e recorrentes no dia a dia de quem separa os resíduos.
Quando os resíduos recicláveis chegam na indústria da reciclagem, eles são submetidos a uma etapa de higienização, então, na teoria, não seria necessário que os resíduos fossem lavados, bastaria apenas armazená-los em um local fechado, para não atrair vetores, proliferar fungos e bactérias e emitir maus odores até o momento da coleta.
Porém, na prática e aqui no Brasil, sabemos que não é todo mundo que consegue armazenar seus resíduos em um recipiente totalmente vedado e que desde a separação dos resíduos dentro das casas até a chegada deles na indústria de reciclagem de fato, leva vários dias. Isso faz com que os restos de alimentos que possam ficar aderidos aos materiais recicláveis (como aquele restinho de leite dentro das caixinhas) entrem em decomposição, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias, podendo inviabilizar a reciclagem destes e de todos os outros materiais que podem acabar entrando em contato, como papel e papelão.
Mas como devo fazer essa limpeza?
Não é necessário gastar água potável para lavar com água e sabão, apenas passe uma água nos recipientes para tirar o excesso de alimentos! Também devemos considerar que a indústria da reciclagem, no Brasil, é muito variada, por isso é sempre bom garantir e passar uma aguinha nos resíduos para que ele chegue em condições adequadas até no destino final.