A investigação de passivos ambientais é um conjunto de estudos com o objetivo de evidenciar se uma área está ou não contaminada. Essa investigação é baseada em três normas brasileiras sobre “passivo ambiental em solo e água subterrânea”:
- ABNT NBR 15515-1: Parte 1 – Avaliação Preliminar;
- ABNT NBR 15515-2: Parte 2 – Investigação Confirmatória;
- ABNT NBR 15515-3: Parte 3 – Investigação Detalhada.
A primeira etapa consiste na Avaliação Preliminar da área suspeita de contaminação, onde deve ser levantado o histórico de uso da área, as características ambientais do local, a existência de fontes que podem gerar contaminação, avaliações de solo e água subterrânea, entre outros. Alguns exemplos de fontes que podem levantar a suspeita da área ser contaminada são: disposição de resíduos sólidos, presença de tanques de abastecimento e locais de estacionamento de veículos. Caso a conclusão da Avaliação Preliminar indique que não há suspeitas de contaminação no local, a investigação pode ser encerrada nesta etapa. Caso a conclusão aponte que a área pode estar contaminada, deverá ser feita a Parte 2 da investigação, sendo necessário que a Avaliação Preliminar indique qual seria o causador dessa contaminação (exemplo: resíduos da construção civil, gasolina, agrotóxicos).
Na segunda etapa é realizada a Investigação Confirmatória, onde, como o próprio nome diz, irá se confirmar se a contaminação da área existe. Para isso, é necessário realizar análises mais aprofundadas sobre as características do solo do terreno e análises físico-químicas do solo e da água subterrânea. É importante observar a conclusão da Avaliação Preliminar para que as análises sejam características do causador da contaminação, ou seja, caso a suspeita de contaminação seja por combustíveis veiculares, as análises físico-químicas devem abranger os parâmetros presentes na composição química destes combustíveis. Na conclusão da Investigação Confirmatória, será possível afirmar se a suspeita de contaminação é verdadeira ou não. Caso haja a confirmação da existência de algum passivo ambiental na área, é necessário seguir para a Parte 3.
Na terceira etapa, referente à Investigação Detalhada, é necessário repetir as análises realizadas na Investigação Confirmatória de forma mais abrangente. Para este estudo, o número de pontos de amostragem aumenta, por exemplo. Os resultados da Investigação Detalhada devem possibilitar a elaboração de um mapa mais preciso sobre a pluma de contaminação, ou seja, a área dentro do terreno onde há o passivo ambiental (tanto no solo, quanto na água subterrânea).
Com essas informações, é possível definir as melhores formas de remediação ambiental da área contaminada, escolhendo técnicas que sejam favoráveis para o tipo de produto causador do passivo ambiental, para as características ambientais do terreno e para o tamanho da pluma de contaminação.
Esses estudos podem ser solicitados para construção de novos empreendimentos ou para a desativação de empreendimentos existentes, geralmente atrelados ao processo de Licenciamento Ambiental.
A Elemento realiza investigações de passivos ambientais em áreas suspeitas de contaminação, entre em contato para conversarmos!