Você sabia que na COP26, ocorrida em 2021 em Gasglow, o Brasil aderiu ao compromisso global para redução de emissões de metano? A meta é reduzir de forma voluntária 30% das emissões desse Gás de Efeito Estufa (GEE).
Em maio de 2022, houve a publicação do Decreto nº 11075/2022 que estabeleceu procedimento para elaboração de Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas e instituiu o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Ou seja, estão surgindo mudanças legais nesse cenário aqui no Brasil e, em breve, teremos metas de redução específicas para cada setor de atuação no mercado brasileiro.
Além disso, podemos incluir nesse contexto o ESG (environmental, social and corporate governance, ou “boas práticas ambientais, sociais e de governança”, em português). Esses princípios estão em alta no Brasil, sendo que diversas empresas já estão buscando inserir essa abordagem sustentável em sua operação, a fim de promover um impacto socioambiental significativo através de suas ações.
Outro ponto atrelado a essa conjuntura, é o aumento considerável de organizações brasileiras que estão buscando voluntariamente a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e, para isso, devem ser realizados projetos de viabilidade. Esses projetos levam em consideração os princípios do ESG e os procedimentos operacionais específicos de cada empresa, sendo avaliadas as oportunidades e alternativas existentes no mercado para implementação de ações que reduzam as emissões de GEE, como adoção de novos sistemas, alteração de equipamentos, substituição de combustíveis, entre outros. Essa avaliação é feita através da viabilidade econômica e levantamento dos impactos socioambientais. Os projetos de viabilidade possibilitam a tomada de decisão da empresa sobre qual a melhor forma de reduzir as emissões de GEE para sua realidade, de modo a trazer benefícios ambientais, sociais e econômicos.
A Elemento realiza projetos de viabilidade para redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) para empresas. Venha conversar com a gente!