Pular para o conteúdo

Quando preciso fazer o Inventário de GEE?

Para quem está chegando agora: o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) trata-se de um estudo que permite calcular a quantidade de GEE emitidos para a atmosfera em um ano.

Essa ferramenta permite a compreensão de como a empresa está contribuindo com as mudanças climáticas, assim podendo seguir com a criação de estratégias para gestão das emissões, focando na redução e na compensação. Fazer o Inventário de GEE das operações do seu negócio coloca sua empresa em destaque no mercado em relação às outras. Sabemos que uma boa reputação, que muitas vezes está aliada à realização e divulgação de práticas sustentáveis – como a realização do Inventário de GEE – é de suma importância em um mercado competitivo, que demanda cada vez mais transparência e compromisso com a redução dos impactos negativos do meio ambiente.

Foto: Freepik

Uma dúvida muito comum é em relação à quando realizar esse estudo.  Embora a Norma ABNT NBR ISO 14064-1 forneça orientações sobre como medir e relatar as emissões de gases de efeito estufa, ela não estipula prazos específicos para a apresentação dos resultados. Normalmente, os prazos são determinados por leis ou programas específicos:

  • O Programa Brasileiro GHG Protocol busca padronizar o cálculo e o relato das emissões no Brasil e, para as empresas que voluntariamente querem participar do programa, determina que o Inventário de GEE seja apresentado anualmente. As datas de reporte são definidas anualmente, mas costumam ser até maio de cada ano.
  • Já no Rio de Janeiro, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) exige que determinados empreendimentos apresentem os resultados até o último dia útil de junho de cada ano.
  • Em São Paulo, a CETESB também exige a apresentação do inventário de GEE anualmente até 31 de outubro. Temos uma publicação no blog sobre as atividades que devem reportar o Inventário de GEE para a CETSB, não deixe de conferir clicando aqui.
  • O Selo Clima Paraná, programa desenvolvido pelo estado do Paraná e específico para as empresas ali localizadas, reconhece e premia os empreendimentos que realizam e verificam os seus inventários. Os prazos variam anualmente.

Verificar a legislação ambiental local para obter prazos específicos, além de seguir as recomendações do Programa Brasileiro GHG Protocol e da Norma ABNT NBR ISO 14064-1 ajuda a conquistar a conformidade ambiental legal e mostrar seu diferencial.

Com conhecimento especializado, constante busca por atualizações e experiência prática de anos, a Elemento auxilia seu negócio a conquistar um Inventário de GEE de qualidade.

Converse conosco clicando aqui!