Pular para o conteúdo

Rios voadores da Amazônia

Os rios voadores são chamados assim por serem considerados “cursos d’água na atmosfera”. Eles são formados por massas de ar carregadas de vapor d’água, sendo transportado junto de nuvens pelo vento.

Rios voadores e o Brasil

No nosso país, é comum ouvirmos falar em “Rios Voadores da Amazônia”, e isso ocorre, pois a Floresta Amazônica funciona como uma bomba d’água para esse fenômeno.

A Amazônia é responsável por trazer umidade evaporada do oceano para dentro do continente, através do vento. Quando essa umidade chega na floresta, a umidade é transformada em chuva, que cai sobre a região. Depois, essa chuva é devolvida à atmosfera novamente, como vapor d’água, a partir da evapotranspiração. Assim, o ar é recarregado com ainda mais umidade e é transportado em direção oeste, onde irá cair como forma de chuva novamente.

Curiosidades:

  • A quantidade de vapor d’água evaporada pelas árvores da floresta Amazônica é similar (às vezes até maior!) com a vazão do rio Amazonas. Ou seja, são 200.000 m³ de água transportados por segundo!
  • Uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro é capaz de bombear mais de 300 litros de água para a atmosfera diariamente. Esse valor é maior que o dobro de água consumido por um brasileiro durante o dia.

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *